sábado, 3 de dezembro de 2016

"Coisas de Longo Prazo"


Hoje quando acordei, ainda com muito sono, realizando minha higiene matinal, percebi: havia esquecido de novo de escovar os dentes antes de dormir! As desculpas foram inúmeras: estava com sono, queria ir pra cama logo, estava tão cansada que dormi vendo TV, um dia só não vai fazer mal... E com isso, um dia e mais outro, vão se juntando vários dias sem escovar os dentes antes de dormir e o ambiente vai se tornando propício a mais uma cárie.

E não é só nisso que ando errando. Percebo que preciso cuidar mais das coisas de Longo Prazo. “Coisas de longo prazo” soa estranho, mas foi isso que pensei. Escovar os dentes é uma coisa de longo prazo. Agora não vejo. Mas daqui a um ano...o dentista vê. E depois sou eu que vejo o boleto, vejo o motorzinho fazendo “zummmm”...ui!

Também existe o erro na hora da alimentação. Ah, só hoje não vou comer salada. Só hoje vou comer fast food. Hoje é domingo e vou me dar um desconto. Ok, se dar um desconto é ótimo. Mas tem gente que se dá um desconto de domingo a domingo. Faz um domingão prolongado. Ah, só hoje eu vou deitar sem postura no sofá porque estou muito cansada. Só por hoje eu vou deixar a garrafa d´água da geladeira sem encher. Ah, deixa o médico para o mês que vem, nem está doendo tanto assim.
E por aí vai. Adoramos protelar, deixar pra depois e nos perdoar por um esquecimento com a desculpa que merecemos pois trabalhamos tanto e estamos tá cansados...Mas, infelizmente, o corpo e o mundo não perdoam. Aquele dente não escovado por várias noites, terá muitas consequências. As repetidas vezes que deixo de me alimentar bem, ou de sentar com postura, terão resultados.

Aos vinte e poucos anos, eu não achava que deveria poupar. Cem reais por mês do meu salário era um absurdo pra tirar, eu queria usar pra algum lazer, ou algo que eu quisesse muito no momento. Dez anos depois eu percebo o montante que perdi porque não pensei a longo prazo. Imagine: 100 reais ao mês por 12 meses, em 10 anos? Dez mil reais no mínimo, sem contar com os juros compostos que incidiriam nesse período se eu não fizesse nenhum saque. Naquela época parecia que demoraria uma eternidade. Mas a eternidade chegou e eu não fiz o meu pouco a cada dia.

As “coisas de longo prazo” funcionam como uma poupança. Ou como uma semente. O pouco plantado, regado, guardado e investido todos os dias, viram algo maior. E não adianta chorar se plantou espinhos porque não vai colher rosas.
Então vamos parar de protelar e começar a fazer a “tal” listinha com resoluções para 2017 e incluir nela: se alimentar melhor, escovar os dentes todas as noites e após as refeições, dormir bem e o suficiente, comer melhor, poupar dinheiro, ter boa postura, fazer exercícios, estudar...Há 5 anos eu quis poupar, estudar, me exercitar. Mas achei que era muito custoso, que demorava demais...mas se eu tivesse começado?


O tempo passa rápido. Comece agora. Ou amanhã. Mas depois de amanhã não. As coisas de longo prazo estão nos empurrando para a ação agora! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário