sábado, 31 de dezembro de 2016

Brincadeiras e tradições de ano novo


Final de ano. Festas, ceias, churrascos. Família reunida para festejar. Fico relembrando as agruras da infância. Ainda hoje vemos muitas pessoas que se preocupam com a cor da roupa, em usar calcinha nova ou pelo menos uma peça de roupa nova, em fazer alguns rituais para ter sorte no novo ano.

Quando eu era criança, acabava participando de muitos desses rituais e tradições. Nunca acreditei muito nessas coisas, pois não sou supersticiosa. Para minhas primas e eu, tudo era uma brincadeira mágica. E quais eram os rituais? Vamos lista-los aqui:

1 – Cores de roupas e nossos desejos para o próximo ano. A maioria vestia branco, para ter paz. Mas os adultos escolhiam lingeries de cores variadas de acordo com o que gostariam de ter também no novo ano, além da paz. Vermelho: paixão. Rosa: amor. Verde: esperança. Amarelo ou dourado: dinheiro. E por aí vai. E nós, crianças, queríamos mesmo era o branco. Deus me livre roupa vermelha pra ter paixão! Queríamos era bagunça e diversão! Claro que se tivesse uma cor especial pra ganhar mais presentes, bem que gostaríamos.




2 – O que fizéssemos à meia noite e no primeiro dia do ano, faríamos o ano todo. Nessa hora a gente caprichava. Fazer a contagem regressiva com o pé direito, perto da família, alegres e sorrindo era primordial. E no dia 01? Fazíamos tudo o que era mais divertido. Brincadeiras, doces gostosos, música. Ganhar presentes...hehe. Porque queríamos continuar o ano todo assim. E quando acontecia algo ruim no primeiro dia tipo uma dor de barriga, ou não entrar de pé direito? E quando acordávamos tarde, achávamos que acordaríamos tarde o ano todo. Se comêssemos bolo, comeríamos o ano todo e por aí vai.


3 – Comer romã e colocar na carteira. Lembro bem de ir com nossos pais atrás de Romã, uma fruta exótica, para poder comer sete sementes no dia de ano e colocar na carteira para ter fartura. Eu e minhas primas não estávamos nem ligando pra isso. Só pra chupar umas sementinhas de romã mesmo que eram bem gostosas...


4 – Existiam também os pratos típicos da data. A lentilha, o espumante, o bolo da vó. Nossos pais comiam lentilha pra ter sorte. E nós porque era gostoso. Sinceramente? Eu nem sabia direito o que era ter sorte naquela época. Pra mim eu já tinha muita sorte.


Hoje me lembro e dou muita risada. Já não ligo mais pra cor de roupa. Mas gosto de usar roupa nova, como em qualquer festa. Percebo que esses rituais eram mais brincadeiras para nós crianças. E os nossos pais já perceberam que tudo isso não vale nada. O que vale de verdade é trabalhar muito para ter as coisas. O rico, o bem-sucedido, 99% das vezes não teve sorte. Teve suor, esforço e luta. Teve coragem de acordar cedo, dar o seu melhor. Teve visão de futuro e plantou a semente. Sorte é poder acordar todos os dias e lutar pelos seus objetivos. Sorte é trabalhar no que gosta. Sorte é ter uma família unida o ano todo, não apenas nas festas. É ter saúde. Feliz ano novo para todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário